terça-feira, 13 de julho de 2010

Capitães de Areia

Sinopse:

O filme “Capitães da Areia” se passa na cidade de Salvador, Bahia. Os capitães da areia são meninos abandonas, sem pai e sem mãe, que roubam para sobreviver.

No filme, você poderá conferir a vida e as aventuras que se passam no dia-a-dia dessas crianças. Os principais integrantes do grupo são: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, João Grande, Dora, Volta - Seca, Boa-Vida, Pirulito e outros.

Pedro Bala era um menino louro, com um corte no rosto, com uns quinze anos. Ele era ágil, esperto e sabia respeitar a todos. Depois de ser o chefe dos Capitães da Areia ele foi comandar os Índios Maloqueiros em Aracaju.

Professor era um garoto magro, inteligente, gostava de fazer pinturas e sabia fazer os planos das fugas e dos furtos do grupo. Depois de fazer parte dos Capitães da Areia ele foi pintar no Rio de Janeiro.

Gato era o mais bonito e elegante do grupo. Namorava com Dalva e mantinha relações sexuais com ela. Depois de fazer parte do grupo ele foi para Ilhéus.

Sem-Pernas era um garoto coxo e por isso lhe botaram esse apelido. Ele era muito agressivo e tinha ódio de todos. Ele fazia parte dos furtos entrando nas casas dos ricos para depois o grupo roubá-la. Depois disso, seu final foi triste... Ele se suicidou.

João Grande era um negro, alto, forte e burro. Mas, ele era uma pessoa muito boa e também defensor dos pequeninos do grupo. Depois de fazer parte dos Capitães da Areia foi ser um ajudante num navio.

Pirulito era magro e muito alto, um rosto seco, meio amarelado, olhos fundos, boca rasgada e pouco risonha. Ele era o único integrante do grupo que se interessava por rezas, pela Igreja e ao padre José Pedro. Seu destino foi ser frade.

Boa Vida era mulato, troncudo e feio, o mais malandro do grupo, e sabia tocar violão. Depois de fazer parte do grupo virou um verdadeiro malandro, tocando seu violão e brigando por Salvador.

Volta - Seca era um mulato sertanejo, afilhado de Lampião e odiava a polícia. Depois de fazer parte dos Capitães da Areia, seu destino foi de entrar para o bando de Lampião.

Dora era uma menina de treze a quatorze anos e era a única menina do grupo. Ela era muito simples, dócil, bonita, simpática e meiga. Os meninos pequenos do grupo achavam que ela era sua “mãe”. Os outros achavam que ela era sua “irmã” e Pedro Bala e Professor achavam que ela era sua “esposa”. Depois de fazer parte do grupo morreu por causa de uma febre.

Elenco e Equipe Técnica

Jean Carlos
Renato Coutinho
Isolda Cresta
Rodrigo Pereira da Silva
Alexandre David
Geraldo Del Rey
Jackson de Souza
Leandro de Souza
André Gonçalves
Paulo Hamilton

Direção: Walter Lima Jr.

Roteiro: Jorge Amado

Roteiro: Marcos Lazarini

Clique aqui para ver o trailer do filme

Nós, que fizemos esse post, lemos o livro “Capitães da Areia” e gostamos muito! Por isso, ficamos interessados em escrever sobre o assunto. O livro é muito bom, interessante e divertido, além de oferecer uma leitura prazerosa. Quando ficamos sabendo que o filme seria lançado, o interesse em falar sobre Capitães de Areia só aumentou. Queremos que todos que leiam este post fiquem sabendo um pouco mais da historia dos “Capitães da Areia” ou vejam o filme. Esperamos que gostem!

Redator: Arthur Gavazza

Ilustrador: Rafael Fernadez

Revisor: Gabriel Magalhães

6 comentários:

  1. Muito bom esse texto porque nois estavamos lendo este livro

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, eu ja li esse livro, fala muito bem de
    salvador!muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um dos melhores livros que já li ! Porém temos que o ver com um olhar melhor , pois não é toda a bahia que tem violencia e só esta mostrando um lado da moeda

    ResponderExcluir