domingo, 24 de julho de 2011

Carro do Futuro

O EN-V é um carro fabricado pela montadora americana General Motors. Tem duas rodas, é movido por um joystick no lugar do volante e conta com sensores que lhes permite funcionar no piloto automático.

O veículo é a visão da empresa para a mobilidade urbana no futuro. Atinge apenas 40 quilômetros por hora. Isso tem o seu lado ruim e seu lado bom. O ruim é que vai ter mais engarrafamento na cidade e o bom é que vai ter menos acidentes porque o carro não vai andar em alta velocidade. A GM especula que se os veículos fossem popularizados poderiam custar um quinto do preço de um carro convencional.

A grande novidade do "carro bolha" da GM são os sistemas que permitem que o carro detecte outros veículos e obstáculos ao seu redor. Sensores, câmeras e um GPS fazem com que o carro perceba tudo ao seu redor. Isso significa que os passageiros teriam tempo para se dedicar a outras atividades durante a viagem, como dormir e trabalhar. O EN-V só poderia operar no piloto automático em zonas onde todos os demais veículos também funcionassem sem motoristas.

Achamos que esse carro é muito eficiente, pois estaciona em lugares pequenos e passa por lugares estreitos, além de ter uma tecnologia mais avançada. Entretanto, discutimos sobre a segurança que ele oferece. Como não há air bags, nem parachoques, isso pode pôr em risco a vida do motorista.

Com esse post, esperamos que você também reflita um pouco sobre um dos grandes problemas de Salvador, que é o trânsito. O EN-V é pequeno, por isso ele poderia ser uma boa solução, se o problema da segurança fosse sanado.

Pedro, Vítor Assis e Victor Marques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário