quinta-feira, 2 de junho de 2011

O outro lado dos videogames

Para os fãs do Wii e outros do tipo, temos uma boa notícia: ele pode ajudar na saúde de várias maneiras. Com o Wii Fit, por exemplo, crianças e idosos podem praticar esportes, melhorando a sua coordenação motora.

No Brasil, algumas famílias e academias já fazem uso de videogames para motivar as crianças a praticarem esportes. São os chamados “exagames”. Em Nova York, nos EUA, uma escola já faz uso dos videogames para as aulas de Educação Física. As atividades que envolvem o videogame também contam como tarefa de casa para, por exemplo, identificar partes do sistema cardiovascular.

Mas não são só crianças que usam os exagames para se exercitar. Muitos adultos e personal trainers também o utilizam. Casas de repouso para idosos têm adotado o Wii para que seus hóspedes pratiquem alguma atividade física. Desse modo, eles se sentem mais motivados a se exercitar. Professores de Educação Física afirmam que os jogos ajudam na velocidade, coordenação e equilíbrio dos alunos. Também dizem que os exercícios queimam a mesma quantidade de calorias que um adulto numa atividade bem mais pesada.

Os videogames também podem ser usados por médicos. O Eye-Spy, por exemplo, ajuda os oftalmologistas a detectarem precocemente possíveis dificuldades visuais em crianças. Esse jogo usa o tempo da resposta para perceber problemas como vista cansada, distúrbios da retina e catarata.

Os jogos podem melhorar a função motora e a resistência dos ossos em adolescentes com paralisia cerebral. Aguns hospitais e centros de reabilitação estão utilizando o Wii e o acessório Kinect para Xbox 360. Eles acreditam que os eletrônicos podem, pouco a pouco, ajudar os pacientes a recuperar o equilíbrio, a força e as funções motoras.

Os games também são usados em treinamento de médicos. Eles treinam muitas vezes, o que aumenta a rapidez com que respondem a situações de risco na vida real, diminuindo as chances de cometerem erros. Certos jogos, que ajudam na identificação de sintomas e reações ao tratamento, têm sido adotados em hospitais, faculdades e clínicas.

Os videogames também ajudam as pessoas a relaxarem mais depois de um dia cansativo e estressante de trabalho. Alguns estudos afirmam que os jogos ajudam a melhorar a visão, a coordenação e os reflexos, além de melhorar a capacidade de resolver problemas.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/05/veja-como-e-porque-os-videogames-sao-otimos-aliados-para-uma-vida-mais-saudavel.html

Tom, Catarina e Tamires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário