quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cientista transforma pele em dispositivo computadorizado


Na universidade de Tóquio, a tecnologia foi aplicada por sensores infravermelhos que permitem o controle por meio de toque nas mãos. Esse dispositivo é utilizado como um relógio de pulso e deixa as costas da mão sensível ao toque, como se a própria mão fosse um controle para o computador.

Desenvolvido por Kei Nakatsuma, pesquisador do departamento de Computação e Informação Física da universidade, o aparelho rastreia os movimentos feitos sobre a pele, funcionando como se fosse uma tela touchscreen.

Nakatsuma declarou no site Innovation News Daily que a vantagem desse dispositivo sobre a pele é que, além de oferecer uma resposta tátil, você tem mais controle sobre onde toca porque usa o corpo para isso, diferentemente de um aparelho eletrônico.

Pelo fato do aparelho estar em fase inicial, ainda não ganhou uma função mais clara. Mas percebe-se, por exemplo, que pode ser usado em tarefas variadas como gerenciar uma apresentação de slides e operar um telefone.

Como ainda é um protótipo, há alguns problemas, como não poder ser utilizado sob a luz solar, mas conforme ele seja desenvolvido, esses problemas poderão ser facilmente sanados e novas funcionalidades poderão surgir. A redução de tamanho pode proporcionar novas aplicações, como pulseiras ou até mesmo na manga da camisa.

Nós achamos o tema muito interessante! Trata-se de uma nova era para a tecnologia, que vem avançando a cada dia. Entretanto, acreditamos que ainda pode levar algum tempo até que as pessoas se acostumem com essa novidade, principalmente aquelas que utilizam bastante a internet. Esperamos que esse projeto tenha continuidade e possa avançar cada vez mais.



Maria Gabriela, Fernanda Silveira e Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário