quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Preconceito

Quando um aluno entra na escola, os pais pensam que eles estão ali para aprender e fazer amizades, mas, desde sempre algumas crianças estão sofrendo agressões ou outras brincadeiras de mau gosto. Especialistas deram o nome para esse tipo de “brincadeira” de “bullying”, que quer dizer intimidação. Alunos que sofrem o bullying, muitas vezes, são ameaçados, e não contam para seus pais ou professores e acabam sofrendo bastante; quando crescem, muitas vezes, ficam com aquela lembrança pelo resto da vida, o que pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até outras consequências mais graves. 

Muitas pessoas sofrem o bullying e muitas vezes não têm a iniciativa de desabafar com alguém sobre o que está acontecendo e o que elas estão sentindo. Na maioria das vezes, o bullying acontece com pessoas que se acham “diferentes”; elas se culpam por ser gordas ou magras, usar óculos e aparelhos, se considerarem feias e etc. Mas, mesmo assim, acabam sempre se culpando por ter nascido desse jeito. A maioria das pessoas já praticou ou é vitima desse ato: quem nunca chamou alguém de quatro-olhos, de gorda, feia...? Todos esses comentários podem prejudicar uma criança; ela pode crescer pensando nessas coisas, assim fazendo seu mal. 

Nós temos a mania de pensar que as únicas pessoas que praticam o bullying são aquelas que maltratam as outras pessoas, mas, na verdade, os indivíduos que veem pessoas agredindo outras, e que não as ajudam e só ficam vendo a vitima sendo espancada ou agredida verbalmente e rindo também estão contribuindo para esse ato horrendo.

Uma componente do nosso trio já sofreu bullying alguns anos atrás quando esta usava óculos; as chamavam de quatro-olhos e ela ficava muito triste e sentida com aquela situação. Nós somos contra o bullying porque achamos que esse ato não é certo e nós crescemos ouvindo nossas mães dizendo “não faça com o outro o que você não quer que faca com você”.


Diana, Larissa e Luiza Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário